Pular para o conteúdo principal
Inteligência Competitiva
Estudos de temáticas com recortes econômicos conjunturais e estruturais
Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil 2025

Mapeamento da Indústria Criativa 2025


O Mapeamento da Indústria Criativa é um estudo que faz uma ampla análise das dinâmicas do setor, proporcionando insumos para políticas públicas, pesquisas e estratégias de negócios. Ao considerar as múltiplas dimensões da indústria, o Mapeamento oferece um diagnóstico e aponta tendências que ajudam a compreender os rumos do setor, no país.

A taxa de participação da Indústria Criativa na economia brasileira apresenta tendência de crescimento, inclusive com taxas superiores comparada a economia em geral. 

Essa edição aponta que, partir de 2021, o PIB Criativo ultrapassou 3% (2021: 3,20%; 2022: 3,21%; 2023: 3,59%).Também identifica cerca de 1,262 milhão de profissionais criativos formalmente empregados em 2023. Esse valor representa um aumento de 6,1% em relação ao observado em 2022, crescimento superior ao Total do Mercado de Trabalho (+3,6%).
 


Confira alguns outros estudos relacionados a Inteligência Competitiva

Pesquisa ESG 2025
Pesquisa Firjan ESG 2025
Terceira edição do estudo que tem como objetivo compreender as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa aplicadas nas empresas fluminenses e nas suas cadeias produtivas. 
Guia de sustentabilidade para o setor audiovisual
Guia de sustentabilidade para o setor audiovisual (3ª edição - 2025)
É a terceira edição da publicação, que apresenta recomendações e boas práticas para o audiovisual, de modo a incentivar o setor a seguir um caminho cada vez mais sustentável. Trata-se de uma realização conjunta entre Firjan SENAI, SICAV RioFilme e Ecovision - Panvision.
IFDF 2025
Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2025
O Índice Firjan de Gestão Fiscal revela como cada município brasileiro está administrando suas contas. Por meio de quatro indicadores - Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos -, o estudo evidencia o que cada município precisa melhorar na gestão das contas públicas para gerar competividade local e oferecer serviços melhores aos cidadãos.