
PIB Rio - 1º trimestre 2023 e projeções
A Firjan, com o objetivo de acompanhar os movimentos conjunturais da atividade econômica do Rio de Janeiro, passou a estimar, trimestralmente, o Produto Interno Bruto (PIB) fluminense. As estimativas trimestrais são, por natureza, sujeitas a revisões periódicas e seus valores definitivos só são obtidos após a divulgação do resultado anual do PIB do estado, que se dá com defasagem de dois anos, segundo o calendário das Contas Regionais divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado realizado durante o primeiro trimestre de 2023 revela que o PIB regional, estimado pela Firjan, cresceu 0,6% frente ao quarto trimestre de 2022. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, observou-se avanço de 5,2%. Esse foi o melhor início de ano para o estado desde o primeiro trimestre de 2015.
Além do setor de serviços, a indústria do estado obteve desempenho favorável, registrando um crescimento de 4% na produção em comparação com o mesmo período de 2022. A atividade industrial alcançou o seu nível mais alto desde o início da série histórica em 2003, influenciado pelo recorde da indústria extrativa. Também se destaca a indústria de construção civil, responsável pela maior parte das contratações, com a geração de mais de 7 mil empregos.
Confira alguns outros estudos relacionados a Inteligência Competitiva


